Impacto negativo do clima na produção de açúcar no Centro-Sul

Clima adverso pode reduzir produção de cana em até 6%

Impacto negativo do clima na produção de açúcar no Centro-Sul

Segundo o relatório da hEDGEpoint Global Markets, o mercado de açúcar está sendo impactado por condições climáticas desfavoráveis, especialmente no Centro-Sul do Brasil, o que pode resultar em uma redução significativa na safra 24/25. Análises detalhadas apontam que o clima adverso pode provocar uma diminuição de até 6% na produção de cana na região, levando a uma queda de quase 655 mil toneladas para 620 mil toneladas. Essa redução, conforme as tendências históricas, poderia chegar a 7,2%.

Apesar de uma leve melhoria nas chuvas na primeira metade de janeiro, a segunda metade do mês não conseguiu compensar a queda da umidade do solo, especialmente em áreas como Ribeirão Preto. Por outro lado, regiões como São José do Rio Preto, Araçatuba e Bauru apresentaram condições mais favoráveis, proporcionando algum alívio.

A analista de Açúcar da hEDGEpoint Global Markets, Lívea Coda, destaca a dificuldade em prever uma redução adicional na produção do Centro-Sul devido à irregularidade das chuvas, com algumas áreas recebendo precipitação consideravelmente abaixo da média. O NDVI, indicador importante que mede a capacidade das plantas de absorver luz solar, teve uma melhora ao longo do mês. No entanto, se fevereiro e a primeira quinzena de março continuarem registrando chuvas abaixo da média, as projeções mais baixas podem se concretizar, o que resultaria no aumento dos preços do mercado.