Baixa oferta de tomate na safra de inverno devido ao frio e problemas de produção

Preço se mantém estável em junho em relação a maio

Baixa oferta de tomate na safra de inverno devido ao frio e problemas de produção

Neste junho, houve intensificação da safra de tomate de inverno, conforme esperado para a época. Novas áreas começaram a colher em locais já em atividade, como em São José de Ubá (RJ). A produtividade melhorou em comparação com maio, especialmente em regiões como Mogi Guaçu e Sumaré, em São Paulo, que iniciaram a temporada com rendimento baixo devido a problemas na produção. Apesar da melhora, a produtividade ainda está abaixo do histórico dos últimos anos, mantendo a oferta próxima à do mês passado devido ao aumento da colheita de inverno, que compensou o final da temporada de verão.

Os preços médios estão praticamente iguais aos de maio, com a caixa do tomate tipo AA sendo vendida a R$ 81,98 ao produtor (média parcial até 16 de junho), representando uma leve queda de 6% em relação ao mês passado. Mesmo com essa diminuição, os preços continuam elevados.

Os problemas na produção estão relacionados, principalmente, a bactérias nas regiões de Mogi Guaçu e Sumaré, com outras áreas, como Paty do Alferes (RJ) e São José de Ubá, também enfrentando dificuldades semelhantes, mas em menor escala. Nas praças fluminenses, a principal dificuldade relatada por colaboradores do Hortifruti/Cepea é com a mosca-minadora. Já as plantações no Norte do Paraná registraram produtividade abaixo do esperado devido a problemas relacionados ao surgimento de pragas, especialmente a traça.