Batata de pele vermelha: uma opção ideal para agricultores familiares

BRS Gaia: Soluções para pequenas propriedades incentivando o autoconsumo

Batata de pele vermelha: uma opção ideal para agricultores familiares

Uma nova cultivar de batata foi desenvolvida por pesquisadores da Embrapa, voltada para a produção em pequenas propriedades tanto para consumo próprio quanto para venda ou troca em comunidades e feiras alternativas, especialmente no Rio Grande do Sul. A BRS Gaia é indicada para a transição agroecológica e também para produtores de tabaco na região, sendo lançada durante um Dia de Campo em Canguçu (RS), um ano após a introdução da batata BRS F50 (Cecília).

Essa é a quarta variedade de batata lançada pela Embrapa nos últimos dez anos, sendo disponibilizadas atualmente seis variedades desenvolvidas pela pesquisa pública federal para atender diferentes demandas do setor. Mesmo sendo o quarto maior produtor de batata no Brasil, o Rio Grande do Sul concentra a maioria dos estabelecimentos produtores do tubérculo, principalmente na região de Pelotas e Serra do Sudeste, onde a preferência é por batatas de casca vermelha.

A recomendação da BRS Gaia é para a Região Sul do país, podendo ser produzida em todas as épocas com clima adequado para a batata. Os tubérculos possuem casca vermelha, polpa amarela média e formato ovalado, com baixa incidência de desordens fisiológicas e durabilidade média na prateleira. Além disso, apresenta versatilidade de uso, sendo indicada para a elaboração de purê, palitos fritos e chips crocantes.