Aumento nos preços ao produtor impulsiona Grupos Agropecuários

Evolução positiva dos segmentos de alimentos compensa queda nos preços industriais no índice.

Aumento nos preços ao produtor impulsiona Grupos Agropecuários

Em março, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) teve um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior. Esse resultado reflete o crescimento em praticamente todos os grupos de alimentos monitorados, com destaque para grãos, pecuária e hortifrutícolas, exceto por cana e café, que registraram uma leve queda de 0,4%.

No mesmo período, o índice que monitora os preços de Produtos Industriais caiu 1%, indicando um aumento nos preços agropecuários em comparação com os preços industriais na economia brasileira.

A nível internacional, os preços de alimentos, de acordo com a FAO, aumentaram 1,1%. Paralelamente, a taxa de câmbio oficial (US$/R$) subiu 0,4%.

Quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023, o IPPA/CEPEA mostrou uma queda acentuada de 15,4%, contrastando com a diminuição de 4,5% no Índice de Preços ao Produtor de Produtos Industriais. Os preços internacionais dos alimentos caíram 9,7% e a taxa de câmbio nominal recuou 4,7%.