Gigante do agro adotará biodiesel em sua frota fluvial

AMAGGI anuncia utilização de B100 em 100% de seus maquinários agrícolas

Gigante do agro adotará biodiesel em sua frota fluvial

A AMAGGI, ao obter autorização da ANP para o uso de biodiesel B100 em sua frota fluvial, representa um avanço significativo na busca pela descarbonização de suas operações. A permissão, inédita no país, permitirá a realização de testes em uma viagem específica entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), pelos rios Madeira e Amazonas, com o consumo de 150 mil litros de biodiesel. Este passo evidencia o compromisso da empresa com a redução das mudanças climáticas.

Após os testes, a AMAGGI planeja solicitar à ANP a autorização para o uso contínuo do biodiesel B100 em sua frota fluvial, se consolidando como pioneira na adoção de combustíveis sustentáveis. Além disso, a empresa anunciou a intenção de utilizar B100 em 100% de seus maquinários agrícolas, tendo inclusive investido em caminhões adaptados para o uso desse combustível eco-friendly. Tais medidas fazem parte do compromisso da AMAGGI em alcançar emissão líquida zero até 2050, com metas de descarbonização previstas para 2035, sendo o uso de biodiesel uma das estratégias para atingir tal objetivo.

O biodiesel B100 utilizado pela AMAGGI é produzido em sua fábrica em Lucas do Rio Verde (MT), onde a empresa opera uma indústria de esmagamento de grãos que fornece a matéria-prima para a fabricação do biocombustível. Feito a partir do óleo de soja, o biodiesel é biodegradável e sustentável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa quando comparado aos combustíveis fósseis como o diesel e a gasolina.