Governo inicia ação em Ijuí para combater vazio outonal no RS

Melhoramento genético de cereais de inverno visando fechar o vazio outonal com forragem de alta qualidade

Governo inicia ação em Ijuí para combater vazio outonal no RS

No Rio Grande do Sul, começou a ação do Programa de Sementes Forrageiras para preencher o vazio outonal, entre a colheita de verão e o plantio de inverno. Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa (Passo Fundo) e Emater/RS-Ascar visitaram três propriedades rurais onde os produtores de leite plantaram sementes adquiridas por meio do Programa.

"Vou plantar trigo para melhorar a pastagem do gado", disse Rudimar Bönmann, produtor de Linha Oito Norte. "Estamos confiantes de que vamos progredir e melhorar as pastagens da propriedade", completou Bönmann.

O engenheiro agrônomo da Embrapa, Cristiano Tomasi, vai acompanhar de perto o desenvolvimento das forrageiras na lavoura. "A intenção é trazer opções de genética e cereais de inverno com maior qualidade de forragem para preencher o vazio outonal", explicou Tomasi. "No Estado, há uma grande área que geralmente não é aproveitada, seja por falta de opção ou informação", acrescentou o pesquisador da Embrapa.

A Emater/RS-Ascar também estará presente para acompanhar o trabalho dos produtores, com foco no manejo. "Vamos avaliar a produção de massa verde e orientar sobre adubação e manejo dos pastos, especialmente sobre o momento certo de entrada e saída dos animais, para que os agricultores tenham maior rentabilidade com esses materiais oferecidos pela Embrapa", disse Gilberto Bortolini, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

"Estamos aqui para dialogar com os agricultores, conhecer as áreas onde as forrageiras serão implantadas. Queremos disseminar essas informações para o maior número possível de produtores", resumiu Jonas Wesz, representante da SDR.