IGC revisa para baixo previsão de safra de milho

Projeção do IGC aponta queda de 2% no comércio global de cereais

IGC revisa para baixo previsão de safra de milho

O Conselho Internacional de Grãos (IGC) revisou sua previsão global de produção de milho para 2024-25, diminuindo em 7 milhões de toneladas em comparação com a projeção anterior de março, devido ao aumento das doenças e ao estresse hídrico. Mesmo com essa redução, a estimativa de 1,226 bilhão de toneladas ainda seria um recorde, superando o máximo histórico do ano anterior em 2%.

A previsão para a produção total de grãos, incluindo trigo e grãos grossos, também foi reduzida em 10 milhões de toneladas em relação a março, chegando a 2,322 bilhões de toneladas, afirmada no Relatório do Mercado de Cereais do IGC de 18 de abril. A produção global de trigo para 2024-25 está prevista em 798 milhões de toneladas, praticamente inalterada em relação ao mês anterior. A projeção para os estoques totais de grãos foi reduzida em 9 milhões de toneladas, totalizando 592 milhões de toneladas, ainda acima do total de 2023-24, encerrando uma queda de oito anos.

O comércio mundial de cereais deve diminuir em 2%, principalmente devido à redução nos fluxos de trigo e milho, com um volume estimado de 418 milhões de toneladas. A produção de soja deve aumentar 3,3%, atingindo 403 milhões de toneladas, superando a produção recorde do ano anterior. O Índice IGC de Preços de Grãos e Oleaginosas registrou queda em abril, com um índice de preços de 224, uma redução de 21% em relação ao ano anterior, refletindo quedas nos preços da soja, arroz e trigo.