MST invade propriedade da Embrapa em Pernambuco pela terceira vez

Embrapa em Petrolina mais uma vez ocupada pelo MST

MST invade propriedade da Embrapa em Pernambuco pela terceira vez

No último domingo (14), durante as atividades do "abril vermelho", uma parte da Embrapa em Petrolina, Pernambuco, foi invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além disso, a investida do MST também alcançou uma área da Codevasf na mesma cidade. Os invasores, cujo número não foi especificado, ocuparam o local um dia antes do anúncio do programa "Terra da Gente" feito pelo presidente Lula. Segundo Jaime Amorim, um dos coordenadores nacionais do MST, o governo Lula não honrou o compromisso de desapropriar aquela área, que tinha a responsabilidade de assentar 1.316 famílias.

Essa não foi a primeira vez que a Embrapa em Petrolina sofreu ocupações do MST, o que já havia gerado atritos entre o movimento e o governo anteriormente. Além disso, uma outra área, pertencente à Codevasf, também foi alvo das invasões.

Em uma ação paralela em Campinas (SP), cerca de 200 famílias ocuparam a Fazenda Mariana, em uma nova demonstração de força do movimento. De acordo com o MST, a fazenda, administrada por uma empresa do ramo imobiliário, é considerada improdutiva e não cumpre seu papel social.