Órgão fortalece segurança de aplicativos no Brasil e no exterior

Destaque dos quatro programas apresentados

Órgão fortalece segurança de aplicativos no Brasil e no exterior

O Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca-se na América Latina pela tecnologia de aplicação e segurança no uso de agrotóxicos. Na Agrishow, o CEA apresenta quatro projetos de destaque com alcance regional, nacional e internacional.

Um desses projetos é o Programa Drones SP, uma parceria entre o CEA/IAC e a Coopercitrus, que visa levar tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones para propriedades pequenas e médias. Inicialmente no Circuito das Frutas, o programa se expandirá para propriedades de cooperados Coopercitrus nas culturas de soja, milho, citros e cana-de-açúcar.

Outra iniciativa é o Programa Adjuvantes da Pulverização, que conta com quase 50 empresas signatárias do Selo IAC de funcionalidade. O objetivo é garantir a qualidade dos adjuvantes agrícolas em um setor não regulado pelos órgãos oficiais. Adicionalmente, o programa IAC-Quepia, em parceria com o setor privado, busca avaliar a qualidade dos equipamentos de proteção individual utilizados por trabalhadores rurais na aplicação de agrotóxicos ou defensivos agrícolas.

Por fim, o programa Aplique Bem beneficia quase 85 mil agricultores no Brasil e em 7 países, abrangendo mais de 1.000 municípios e percorrendo 1 milhão de km. Com quase 5 mil treinamentos anuais e um investimento de R$ 2 milhões, seu propósito é capacitar pequenos e médios produtores para o manejo seguro de agroquímicos, com ênfase na proteção dos cultivos, do meio ambiente e dos trabalhadores rurais.