Chegada da frente fria provoca queda nas temperaturas

Previsão de chuvas intensas no Sul e atuação da ZCIT no Norte do Brasil.

Chegada da frente fria provoca queda nas temperaturas

Nesta terça-feira (16.04), a influência da frente fria no Sul do Brasil continuará marcante, com previsão de chuvas volumosas em diversas áreas da região, acumulando entre 40 e 60 mm de maneira geral. Na parte oeste do Centro-Oeste, os corredores de umidade direcionarão as instabilidades.

A tendência é que a massa de ar frio e seco presente na Argentina comece a adentrar o território nacional durante a tarde, resultando em menores temperaturas à noite em algumas regiões.

Na faixa norte do Brasil, as chuvas serão provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), porém com menor intensidade em comparação aos últimos dias. No entanto, a atenção permanece devido aos altos volumes de chuva das últimas semanas.

Por outro lado, regiões do Brasil Central continuarão sob a influência de uma massa de ar seco, garantindo tempo firme. Na região norte, as instabilidades serão mais irregulares, concentrando-se principalmente no oeste. Na região norte, chuvas pontuais de até 40 mm são esperadas no Amapá, enquanto ao sul do Tocantins predominará o tempo seco.

No norte do Maranhão até o leste de Pernambuco e Paraíba, as instabilidades persistirão, com possibilidade de chuvas pontuais superiores a 20 mm. O leste do Nordeste, especialmente o Recôncavo Baiano, terá chuvas mais frequentes. Já no oeste baiano, sul do Maranhão e sul do Piauí, o tempo será mais seco.

A frente fria no Sul do Brasil favorecerá a formação de nuvens carregadas na metade oeste do Centro-Oeste, com previsão de chuvas entre 20 e 40 mm em Mato Grosso do Sul e tempo fechado em Mato Grosso. Regiões como Goiás, extremo nordeste de Mato Grosso do Sul e faixa leste de Mato Grosso terão influência de uma massa de ar mais seco, mantendo as temperaturas entre 28 e 32°C.

No sul do estado de São Paulo, mesmo com a frente fria se aproximando, as chuvas serão menos expressivas. Ventos úmidos do oceano contribuirão com a formação de nuvens carregadas no norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais regiões, o tempo permanecerá ensolarado, com temperaturas dentro da média para a época.

A frente fria continuará ativa, trazendo chuvas volumosas para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Espera-se acumulados entre 40 e 60 mm, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas áreas. Ao final do dia, uma massa de ar frio e seco avançará pelo sudoeste do Rio Grande do Sul, promovendo queda nas temperaturas para cerca de 15°C. No entanto, as chuvas ao norte do Paraná serão menos intensas nesta terça-feira.